Obesidade mata mais mulheres do que o feminicídio
- projetacomunicacao1
- 9 de nov. de 2023
- 1 min de leitura
Segundo um estudo da revista científica Preventing Chronic Disease, cerca de 168 mil mulheres morrem no Brasil todos os anos por doenças causadas ou associadas ao excesso de peso e à obesidade.
Embora haja um movimento crescente para romantizar o excesso de peso e empurrar a ideia de que uma mulher obesa também é saudável e deve sentir-se bem dentro de seu próprio corpo, a obesidade é um risco real à saúde feminina e não pode ser tratada de forma diferente.
Nenhum padrão estético deveria ser estabelecido como regra, nem muito menos ser utilizado para escravizar as mulheres. Isso é inquestionável. Porém, não devemos tratar um assunto tão sério quanto a obesidade – que causou a morte de mais de um milhão de mulheres apenas nos últimos seis anos – como se fosse apenas uma questão de aceitação e liberdade.
A obesidade e o sobrepeso tornaram-se um dos maiores problemas de saúde pública do mundo nos últimos anos e, no Brasil, já acometem 15% das crianças e 8% dos adolescentes, segundo a Fiocruz. Questões de saúde pública precisam ser combatidas e não cultuadas. O quer você pensa a respeito? Conhecia esses dados?
Comments