Ciclo da dieta
- projetacomunicacao1

- 9 de nov. de 2023
- 2 min de leitura
Hoje a nossa reflexão é sobre um dos fatores que fazem da cirurgia bariátrica uma das ferramentas mais eficazes para o emagrecimento saudável e a melhora de qualidade e estilo de vida.
A dieta restritiva é um caminho que quase todos os meus pacientes já se sujeitaram. É muito comum a adoção de medidas “emergenciais” para perder peso rápido.
O gatilho que leva as pessoas a aderirem às dietas restritivas normalmente vem da insatisfação com o corpo e com a aparência. O ciclo vicioso da dieta e a dificuldade em atingir a meta almejada levam a sentimentos de frustração e tristeza, ocasionados pela falta de energia física, e que acarretam em prejuízo da vida social. Isso, por si só, já comprova que a privação nutricional é uma ‘armadilha’ que causa danos graves.
Restringir a alimentação desestabiliza o corpo e causa desejos incontroláveis por alimentos considerados proibidos na dieta. É como se o corpo buscasse recompensas por ficar tanto tempo sem se alimentar.
O desejo pelos alimentos proibidos, que normalmente são doces e ultraprocessados, levam para a próxima etapa. Quando os alimentos “proibidos” são finalmente ingeridos, eles são consumidos em grande quantidade. Este é um dos principais perigos, justamente pela sensação de culpa que vem logo em seguida.
Normalmente, o peso eliminado por causa das restrições é recuperado. Na maioria das vezes, a pessoa ganha ainda mais do que perdeu devido aos excessos cometidos, e isso causa um grande sentimento de culpa.
A insatisfação corporal é o que gera o ciclo da dieta restritiva e se torna vicioso. Após passar pelas outras etapas, o paciente está, mais uma vez, insatisfeito com a própria aparência.
Assim, ele vai recorrer à outras alternativas de dietas ineficientes para tentar resolver o problema. Quanto mais restrição, mais exagero, e por isso a dieta restritiva é mostrada cientificamente como um dos fatores do ganho de peso a longo prazo.
Repense a forma que você está lidando com a sua alimentação, sua dieta e seus pensamentos.






Comentários