Bariátrica em adolescentes
- projetacomunicacao1

- 9 de nov. de 2023
- 1 min de leitura
Obesidade na adolescência atinge níveis alarmantes e cirurgia bariátrica passa a ser recomendada. O Brasil tem vivido um aumento exponencial nos casos de obesidade na adolescência, com dois milhões de pessoas afetadas. De acordo com dados do Ministério da Saúde, 19% da população entre 12 e 18 anos estão acima do peso e 12% são obesos.
A obesidade na adolescência é um fator de risco para diversas doenças, como diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares. Além disso, pode ter consequências psicológicas negativas, como a baixa autoestima e a depressão.
Diante deste cenário, muitos pais têm procurado os médicos para saber sobre a indicação de cirurgia bariátrica. O procedimento reduz o tamanho do estômago e ajuda a controlar o apetite, o que pode levar à perda de peso significativa. Isso reduz também os problemas de saúde relacionados à obesidade. Um estudo médico de especialistas norte-americanos e recentemente publicado no periódico Obesity, a principal revista científica da Sociedade de Obesidade, aponta que a cirurgia bariátrica pode reduzir a mortalidade em até 29% para doenças cardiovasculares, 43%por câncer e em até 72% por complicações da diabetes.
Mas lembre-se, a cirurgia bariátrica é indicada apenas para casos graves de obesidade, quando o índice de massa corporal (IMC) é maior que 40 kg/m², ou para casos de comorbidades, quando há outras doenças associadas à obesidade, como diabetes e hipertensão.






Comentários